Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Servidor tem direito a afastamento para realizar curso para o cargo de Delegado de Polícia

Publicado por Ana Victoria
há 10 anos

A Sétima Turma Especializada do TRF2 garantiu o direito ao afastamento da função a um servidor do Tribunal Regional do Trabalho. O pedido fora formulado pelo funcionário público na Justiça Federal do Rio de Janeiro, que não concedeu a liminar que possibilitaria sua participação no Curso de Formação Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Por conta disso, o servidor apresentou agravo no Tribunal.

A União Federal afirma que a regra da Lei 8112/90 que prevê o afastamento do servidor para participação em curso de formação somente se aplicaria àqueles em estágio probatório, o que não é o caso do autor da ação.

Mas segundo o relator do processo, desembargador federal José Antonio Lisbôa Neiva, a lei não exclui os servidores estáveis, sendo garantido o direito do funcionário público de participar do curso, com direito à opção pela remuneração do cargo efetivamente ocupado: “O art. 20, § 4º, da Lei 8.112/90 apenas enumera as licenças e afastamentos que se estendem aos servidores em estágio probatório, sem afastar, contudo, o direito dos servidores estáveis”, concluiu.

As informações são do portal Notícias da Justiça Federal.

  • Publicações5
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-tem-direito-a-afastamento-para-realizar-curso-para-o-cargo-de-delegado-de-policia/125579635

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)